domingo, 28 de fevereiro de 2010

A bandeira da Paraíba


Bandeira Oficial da Paraíba ate 1930

A bandeira da Paraíba foi adotada pela Aliança Liberal em 25 de setembro de 199 , por meio da Lei nº 704, no lugar de uma antiga bandeira do estado, que vigorou durante quinze anos (de 1907 a 1922). A bandeira foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929 e vice-presidente do Brasil em 1930, ao lado do presidente Getúlio Vargas.

A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular, remetendo à não aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís. Posteriormente, em 26 de julho de 1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do estado, Pedro Moreno Gondim, através do Decreto nº 3919, como "Bandeira do Négo" (à época ainda com acento agudo na letra "e"). O preto ocupa um terço da bandeira; o vermelho, dois terços. Existem movimentos correntes hoje em dia que tentam mudar a bandeira do estado assim como o nome da capital, ou ao menos recuperar a nomeclatura da capital a bandeira originais, pois foram alterados na época da morte do político João Pessoa, morte esta que causou grande comoção em todo o país, levando a visíveis manobras políticas durante o primeiro governo de Getúlio Vargas.

Atual Bandeira da Paraíba

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Os Retirantes Nordestinos


Quadro Retirantes de Candido Portinari


Como é doloroso deixar o lugar onde moramos para tentar conquistar objetivos na vida em outro “mundo”. Foi com esse pensamento que milhões de nordestinos partiram em retirada ao sudeste do Brasil, principalmente em direção a São Paulo e Rio de Janeiro, em busca de melhores condições de vida e com o sonho de juntar fortuna para retornar a sua terra natal. Terra essa que durante décadas passava por constantes secas. Já que em sua terrinha a seca e a falta de recursos para a manutenção de suas atividades estava escassa uma das poucas alternativas que o resta é justamente a migração, com fé no coração e desejo de um dia voltar, são suas ambições de vida.

Geraldo Vandré, Luiz Gonzaga, Belchior, Zé Geraldo, Patativa do Assaré e Zé Ramalho, entre outros artistas nordestinos, retrataram em músicas e em poemas a dureza que é à saída de sua terra natal e a dureza em chegar a um lugar onde nada os aguarda.


Trechos Musicais Que mostram a realidade dos nossos irmãos.

“Eu me Lembro muito bem o dia que eu cheguei, Jovem que desce do norte pra cidade grande os pés cansados e feridos de andar légua tirana... São Paulo Violento corre o Rio que me engana...”
Trechos da música “Fotografia 3x4” Autoria de Belchior

“...Setembro, passou com outubro e novembro, já “tamo” em dezembro meu Deus o que é de nós. Assim Fala o pobre do seco noredeste com medo da peste da fome feroz... ”
Trechos da música ”A triste partida” Autoria de Patativa do Assaré, Cantada por Luiz Gonzaga

http://www.youtube.com/watch?v=0s4BbHxpUKY

Texto: Leonardo Daniel

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Igreja de Nossa senhora da Guia




A Igreja de Nossa Senhora da Guia localiza-se no município brasileiro de Lucena, no Estado da Paraíba. A Igreja construída no século XVI no ano de 1591, por Padres Carmelitas é uma das mais antigas do país, é considerada uma das mais belas construções do Brasil colonial, pelo fato de ter sido construída no alto de uma colina, Situa-se à margem esquerda do rio Paraíba, próxima à foz, chegando a ser utilizada como ponto de observação contra os ataques de invasores, Da colina onde se localiza pode-se se ver ao mesmo tempo mar e zona rural, com plantações de cana-de-açúcar e coqueiros. A igreja apresenta em sua fachada desenhos extravagantes, como é o caso das figuras popularmente conhecidas como “Anjos deformados”. Há também, em profusão, na fachada, frutos tropicais, coroas, cedros, armas do Império, Em frente a igreja existem um cemitério , mas devido a falta de informações sobre o mesmo continua sendo mais um grande mistério.


Texto: Leonardo Daniel

Igreja de Nossa senhora da Misericórdia

A Igreja de Nossa senhora da Misericórdia, localizada em na parte alta de Porto Seguro na Bahia, é considerada a igreja mais antiga do Brasil, foi tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1973. Ela recebe o titulo de igreja mais antiga já "construida" no Brasil, sua construção e datada de 1526, quando recebeu o nome de Igreja de Nossa Senhora dos Passos, Muitos Estudiosos não à considera a igreja mais antiga do Brasil, devido ao fato inicial da mesma ter sido usada como uma espécie de enfermaria, atribuindo o titulo de igreja mais antiga do Brasil a Igreja Matriz de Cosme e Damião construida em 1535, na cidade de Igaraçu região metropolitana do Recife estado de Pernambuco.
A igreja possui um estilo barroco e primitivo em seu interior, com uma decoração simples e rústica, conserva as paredes e a parte central desde sua origem, e abriga uma imagem barroca de Cristo crucificado.