sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Os Retirantes Nordestinos


Quadro Retirantes de Candido Portinari


Como é doloroso deixar o lugar onde moramos para tentar conquistar objetivos na vida em outro “mundo”. Foi com esse pensamento que milhões de nordestinos partiram em retirada ao sudeste do Brasil, principalmente em direção a São Paulo e Rio de Janeiro, em busca de melhores condições de vida e com o sonho de juntar fortuna para retornar a sua terra natal. Terra essa que durante décadas passava por constantes secas. Já que em sua terrinha a seca e a falta de recursos para a manutenção de suas atividades estava escassa uma das poucas alternativas que o resta é justamente a migração, com fé no coração e desejo de um dia voltar, são suas ambições de vida.

Geraldo Vandré, Luiz Gonzaga, Belchior, Zé Geraldo, Patativa do Assaré e Zé Ramalho, entre outros artistas nordestinos, retrataram em músicas e em poemas a dureza que é à saída de sua terra natal e a dureza em chegar a um lugar onde nada os aguarda.


Trechos Musicais Que mostram a realidade dos nossos irmãos.

“Eu me Lembro muito bem o dia que eu cheguei, Jovem que desce do norte pra cidade grande os pés cansados e feridos de andar légua tirana... São Paulo Violento corre o Rio que me engana...”
Trechos da música “Fotografia 3x4” Autoria de Belchior

“...Setembro, passou com outubro e novembro, já “tamo” em dezembro meu Deus o que é de nós. Assim Fala o pobre do seco noredeste com medo da peste da fome feroz... ”
Trechos da música ”A triste partida” Autoria de Patativa do Assaré, Cantada por Luiz Gonzaga

http://www.youtube.com/watch?v=0s4BbHxpUKY

Texto: Leonardo Daniel

Um comentário: