segunda-feira, 22 de março de 2010

A casa da Pólvora

Foram erguidas três construções denominadas casa da Pólvora na cidade de Nossa Senhora das Neves, Atual João Pessoa, Capital da Paraíba. As duas primeiras Não Conseguiram resistir ao tempo e aos constantes ataques de saqueadores, restando apenas a casa da pólvora situada na Ladeira do São Francisco primeira rua da cidade. Construida em 1710 a terceira casa da pólvora fica localizada em ponto estratégico da cidade, além de guarda as munições e armamentos, servia também de observatório contra as ações dos Holandeses. Erguida em um ponto alto da cidade com vista para o estuário do Rio Paraíba e do porto do capim, principal porto da cidade nesse período. Foi construida por ordem do Capitao-mor governador Fernando de Barros e Vasconcelos e em 10 de Agosto de 1704 , e concluida em 1710 na administração do Capitão-mor Governador João Maria de Gama.

Vista da parte baixa da cidade, observada da Casa da pólvora

Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, em 24 de maio de 1938, sofreu restauração e abriga hoje o Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, um bar turístico (o "Paiol"), entre outras atrações.

A Casa da Pólvora constitui um marco histórico, além de um símbolo do esforço colonizador português no Brasil. É um monumento de traços seiscentistas que propicia ao visitante uma lição de história e lembranças do passado. Incorporou-se no século XVIII à paisagem de João Pessoa como referência de um tempo de afirmação cultural que solidificou a identidade do povo paraibano, e hoje integra a rota dos roteiros fundamentais para o turismo no estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário