Foram erguidas três construções denominadas casa da Pólvora na cidade de Nossa Senhora das Neves, Atual João Pessoa, Capital da Paraíba. As duas primeiras Não Conseguiram resistir ao tempo e aos constantes ataques de saqueadores, restando apenas a casa da pólvora situada na Ladeira do São Francisco primeira rua da cidade. Construida em 1710 a terceira casa da pólvora fica localizada em ponto estratégico da cidade, além de guarda as munições e armamentos, servia também de observatório contra as ações dos Holandeses. Erguida em um ponto alto da cidade com vista para o estuário do Rio Paraíba e do porto do capim, principal porto da cidade nesse período. Foi construida por ordem do Capitao-mor governador Fernando de Barros e Vasconcelos e em 10 de Agosto de 1704 , e concluida em 1710 na administração do Capitão-mor Governador João Maria de Gama.
Vista da parte baixa da cidade, observada da Casa da pólvora
Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, em 24 de maio de 1938, sofreu restauração e abriga hoje o Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, um bar turístico (o "Paiol"), entre outras atrações.
A Casa da Pólvora constitui um marco histórico, além de um símbolo do esforço colonizador português no Brasil. É um monumento de traços seiscentistas que propicia ao visitante uma lição de história e lembranças do passado. Incorporou-se no século XVIII à paisagem de João Pessoa como referência de um tempo de afirmação cultural que solidificou a identidade do povo paraibano, e hoje integra a rota dos roteiros fundamentais para o turismo no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário